top of page

SOBRE

A IFMSA e a IFMSA Brazil

A IFMSA-Brazil (International Federation Of Medical Students Associations of Brazil), incorporadora da IFLMS, desempenha a função de ser representante da IFMSA (International Federation Of Medical Students' Associations), esta, como representante e paradigma mundial dos estudantes de medicina. A IFMSA foi fundada em 1951 na Dinamarca como uma organização não-governamental, sem fins lucrativos e suprapartidária, tendo como objetivo promover uma maior cooperação internacional na área médica e compartilhar conhecimentos entre os estudantes de medicina dos mais diversos países.

Possui quase 100 países associados, sendo vinculada à ONU, OMS, UNICEF, UNESCO e diversas ONGs. Anualmente mais de 10.000 estudantes por ano participam de seus projetos, envolvendo os intercâmbios clínicos e cirúrgicos (clerkships) e científicos (research exchange), projetos de ajuda a refugiados de guerras e direitos humanos, educação médica, saúde pública, saúde reprodutiva, entre outros. Em 1991 a IFMSA Brazil tornou-se membro da IFMSA, oportunamente e merecidamente a única federação latino-americana ligada à federação mundial. Desde então, desenvolvemos programas de intercâmbio nas áreas de clerkships e research exchange, além de projetos e campanhas nas áreas de Direitos Humanos e Paz, Saúde Reprodutiva e AIDS, Educação Médica, e Saúde Pública.

NOSSA HISTÓRIA

O LC-UFJF foi fundado no ano de 1995, pela então acadêmica Mônica de Cássia Alves, hoje médica e professora da PUC-Campinas, logo após sua participação do EOM (Exchange Officer Meeting) em Budapeste. Logo em seguida, a também então acadêmica Luiza Helena Urso Pitassi, juntou-se ao comitê, assim como Danielle Bouhid Bertolini, Izabella Dutra de Abreu e Anna Paula Rocha Malheiros. Segundo a visão delas, a associação no Brasil, IFLMS, era um tanto quanto amadora, e então resolveram iniciar uma empreitada de regularização burocrática, gerencial e estrutural (atualização e registro dos Estatutos, aquisição junto à Receita Federal do CNPJ, registro da IFLMS no Cartório de Títulos e Documentos em Juiz de Fora, criação de uma logomarca).

 

A partir de então, a história do nosso comitê local começa a se misturar com a história da IFLMS. Sendo isto iniciado a partir do ano de 1998, quando o comitê UFJF passa a fazer parte do EB, marcando presença na diretoria até o ano de 2005, sendo que no período de 1998 a 1999 todo o EB encontrava-se em nosso comitê e no período de 2000 a 2001 a maior parte do EB era juizforano. Ao mesmo tempo em que trabalhavam em prol da IFLMS, elas brigavam pelo reconhecimento das atividades dentro da nossa universidade.

 

Atualmente o comitê conta com 19 coordenadores locais. Destacando-se por campanhas e projetos, o LC UFJF aproxima acadêmicos de medicina a população de nossa cidade, através de abordagens simplificadas de questões médicas e socio-políticas, a fim de uma melhor compreensão e entendimento da comunidade. Somado a isso, o LC UFJF também destaca-se na promoção de intercâmbios médicos nacionais e internacionais, auxiliando para a troca e propagação de conhecimento científico em Juiz de Fora e em todo o mundo.

O COMITÊ

ADMINISTRAÇÃO

PROJETOS E CAMPANHAS

INTERCÂMBIO

COORDENADORES LOCAIS

EM CONSTRUÇÃO

EM CONSTRUÇÃO

EM CONSTRUÇÃO

EM CONSTRUÇÃO

bottom of page